Universidade Vale do Acaraú (UVA) suspende as aulas; número de infectados com o coronavírus no Ceará sobre para nove

O reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Fabianno de Carvalho, publicou nota na tarde desta segunda-feira, dia 16, informando à comunidade acadêmica que suspenderá todas as suas atividades até 03 de abril como forma de prevenção contra a disseminação do coronavírus entre servidores e estudantes. Serão paralisadas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, eventos, atividades científicas, culturais e desportivas.

 

Nesta terça-feira, dia 17, a administração superior da universidade, que tem sede em Sobral, se reunirá para debater e estabelecer estratégias para o enfrentamento do problema alinhadas às determinações de autoridades municipais, estaduais e federais.

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) anunciaram a suspensão de todas as atividades presenciais em seus campi como estratégia de evitar o contágio da Covid-19 entre alunos e funcionários. Na Uece não haverá aulas até 31 de março. Já no IFCE, as atividades seguem paralisadas até sexta-feira (20).

 

Número de casos subiu para novembro

 

O Ceará tem nove casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicado na tarde desta segunda-feira (16).  Destes, oito são em Fortaleza e um em Aquiraz. São 62 casos suspeitos e 99 descartados. O número de infectados saltou de três no domingo (15) para nove atualmente.

 

O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta segunda-feira (16) que o Ceará entra em estado de emergência em saúde pública para combater o novo coronavírus. O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins, é o coordenador das ações.  As medidas vão ser publicadas em um decreto no Diário Oficial, mas algumas já foram anunciadas pelo governador:

 

– Suspensão de aulas e atividades em escolas e universidades públicas ( o mesmo é recomendado para escolas privadas) a partir de quarta-feira (18) por 15 dias;

 

– Suspensão de visitas a unidades prisionais;

 

– Suspensão de férias de servidores públicos da saúde;

 

– Obrigatoriedade de higienização, pelo menos uma vez ao dia, do transporte público;

 

 

– Suspensão de eventos públicos que devam reunir mais de 100 pessoas;

 

– Ofício para Anac e Anvisa solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará.

 

Picos podem chegar em abril e maio

 

O Ceará pode ter picos da doença em abril e maio, segundo estimativas do secretário Carlos Alberto Martins, divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda.

 

Há dois dias, o Ceará está fazendo os testes localmente, segundo o secretário Martins. Se houver um pico de casos, apenas os doentes mais graves vão passar pelos testes.

 

Os três primeiros pacientes infectados no Ceará estão bem, segundo a Sesa. Eles têm 57 anos, 85 e 82 anos. São de duas famílias, sendo que dois deles estiveram nos Estados Unidos e o outro na Europa. Os dois doentes que têm mais de 80 anos estão internados, mas podem receber alta em 24 horas e o terceiro está em isolamento domiciliar.

 

Veja Também


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/wwfmat/public_html/novo/wp-includes/functions.php on line 4552