Saiba como conseguir a taxa de isenção do Enem 2020

Os pedidos de isenção da taxa da edição deste ano no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser solicitados a partir desta segunda-feira, 6. O pedido é sempre feito antes do início das inscrições, que será em maio. O resultado da solicitação sairá no dia 25 de abril. 

A isenção no valor de R$ 85 pode ser solicitada por três perfis:

– Estudante que está cursando a última série do ensino médio em 2020 em escola de rede pública;

– Estudante de cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada, além de ter renda igual ou menor a um salário mínimo por pessoa; 

– Estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Como solicitar

 

O participante que precisar solicitar a isenção deverá acessar a página do participante do Enem 2020 e clicar na opção “Isenção” no chat que aparecer na tela. Após seguir as instruções, o estudante deve constantemente acompanhar a solicitação na mesma página.

Solicitar a isenção da taxa não garante a inscrição na prova. Os interessados em solicitar o direito devem se inscrever normalmente, entre os dias 11 e 22 de maio. 

A justificativa de ausência no Enem 2019 também pode ser realizada no mesmo período. A justificativa de ausência faz parte da solicitação de isenção da taxa de inscrição. A relação de documentos necessários para a solicitação está em link divulgado pelo Ministério da Educação.

 

Fonte: O Povo

Veja Também