Casos e óbitos da COVID-19 no Ceará têm tendência de queda, aponta secretário

O Ceará registra uma tendência de queda no número de mortes diárias e na quantidade de pacientes atendidos nas emergências, em decorrência do novo coronavírus (SARS-Cov-2). A análise sobre a incidência da doença no estado foi realizada pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante coletiva virtual realizada na manhã desta sexta-feira (22).

Segundo ele, a retração no número de óbitos leva um tempo maior para ocorrer, devido à internação de pacientes com doenças crônicas, mas a tendência de queda já se confirma. “O que já estamos vendo é uma tendência à redução desses valores que estão ali entre 80 e 100 óbitos dia. Isso já vem [acontecendo] há alguns dias. E [há ainda] uma tendência à redução no número de atendimento nas emergências, tanto na área pública quanto na área privada”, disse ele.

Segundo Dr. Cabeto, a tendência de queda pode ser atribuída a várias ações desenvolvidas pelo Governo do estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza. Dentre elas, estão “a melhoria dos protocolos nas nossas unidades hospitalares, a entrada de atenção básica com protocolos de atendimento mais precoce, a melhora e o aprendizado da própria unidade de saúde no manuseio desses pacientes”.

Por fim, ele citou como fator de contribuição para a tendência de queda o lockdown, as regras mais rígidas de isolamento social, em vigor em Fortaleza desde o último dia 8 de maio. O prazo do decreto que prevê tais medidas foi prorrogado novamente até o dia 31 de maio.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 17h29 desta quinta-feira (21), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no estado estava em 92% e a de enfermaria adulto, em 79,14%. Já o número de óbitos suspeitos chegava a 609.

Fonte: G1/CE

Veja Também


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/wwfmat/public_html/novo/wp-includes/functions.php on line 4552