Combate à COVID-19: Hospital Hilda Ibiapina contará com até 40 leitos; Prefeitura solicita do Estado instalação de respiradores na Fusec

O investimento para reconstrução estrutural do hospital Hilda Ibiapina Bastos, no município de Itapajé, deverá ser de R$ 906 mil, informou o prefeito Dr. Dimas Cruz em postagem na rede social Facebook no início da tarde da última segunda-feira, dia 1º de junho. Muito embora não tenha destacado a fonte de recursos para execução da obra, o gestor afirmou que o projeto está sob avaliação do setor de licitação da Secretaria de Administração e Finanças, o que indica que o dinheiro para realização do empreendimento já está assegurado.

 

Apesar de não ter dado prazos para início, conclusão e início dos atendimentos no nosocômio, o chefe do Executivo afirmou que a unidade auxiliará no atendimento às vítimas da COVID-19. Devem ser instalados até 40 leitos de enfermaria, capacidade superior ao do hospital municipal João Ferreira Gomes (Fusec).

 

Dimas destacou que a resolução de pendências burocráticas para que a Prefeitura viesse a tomar posse do imóvel foram de difícil resolução e demandaram longo tempo. Em transmissão ao vivo pela internet ele afirmou que já havia desistido de retomar o atendimento naquela unidade de saúde, mas a crise de saúde que se abater sobre o mundo o fez voltar a esse propósito.

 

O hospital Hilda Ibiapina Bastos, fechado há mais de vinte anos, pertencia à extinta fundação José Furtado Leite. Desde o fim de suas atividades ainda em meados da década de 1990, o hospital passou a ser alvo de disputas judiciais. Dimas Cruz não minuciou em quais condições o imóvel passará para a administração municipal.

 

Respiradores para Itapajé

 

O prefeito disse ainda que tem mantido contato com representantes do governo do estado quase que diariamente, solicitando uma melhor assistência em saúde para Itapajé. Segundo ele, o estado se comprometeu a enviar ainda nesta semana técnicos ao município para análise de viabilidade de instalação de respiradores em alguns leitos do hospital João Ferreira Gomes.

 

Veja Também


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/wwfmat/public_html/novo/wp-includes/functions.php on line 4552