Categorias

Ciopaer recebe dois novos helicópteros e Ceará torna-se o terceiro em frota policial do País

Dois novos helicópteros reforçam as operações da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) a partir desta sexta-feira, 19. Com a ampliação, o Ceará torna-se o terceiro estado com maior frota policial de aeronaves policiais no Brasil; e primeiro em aeronaves biturbina. Os veículos, entregues oficialmente nesta sexta, somam-se a outros nove do Estado do Ceará, sendo sete helicópteros e um avião. A expectativa é atender chamados em todo o Estado em até 30 minutos.

(Foto: O POVO)

Orçadas em R$ 40 milhões, as duas aeronaves, batizadas como Fênix 08 e  Fênix 09, atuarão nas missões de apoio às forças de segurança, Serviço de Atendimento Móvel de urgência do Ceará (Samu) e Corpo de Bombeiros. A expectativa é atender na Capital e no interior do Estado, em qualquer horário, mesmo com condições atmosféricas desfavoráveis. Um dos helicópteros ficará na base da Ciopaer em Quixadá, o outro, na base de Fortaleza. Além destas duas, há as bases de Sobral e Juazeiro do Norte.

As duas aeronaves são do modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix, as primeiras no mundo em configuração policial. A novidade dos helicópteros é o piloto automático em quatro eixos. O recurso permite ter mais segurança nas operações de resgate e nos voos noturnos, além de poder operar 24 horas por dia, em qualquer lugar do Estado. Os veículos têm capacidade de voar sobre o mar em uma distância de até 50 km desde a costa.

Os dois helicópteros possuem capacidade de transportar dois pilotos e quatro tripulantes, autonomia de voo para mais de três horas e equipamentos especiais, como: farol de busca, guincho elétrico, kit para resgate e câmera infravermelho.

(Fonte: O Povo) 

Redação Atitude Online

Comentar Via Facebook

Comentários