Categorias

Contra abusos, papa recebe cúpula católica dos EUA

O papa Francisco se reuniu, ontem, com a liderança da Igreja Católica dos EUA, que pedem ao Vaticano respostas sobre uma nova onda de denúncias devastadoras de abusos sexuais por parte do clero. O pontífice recebeu o presidente da Conferência Episcopal dos EUA, o cardeal Daniel DiNardo, seu vice-presidente, arcebispo José Horacio Gómez, e o secretário-geral, o bispo Brian Bransfield. Eles foram acompanhados pelo arcebispo de Boston, Sean O’Malley, presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores e conselheiro próximo de Francisco.

O’Malley foi visto por uma repórter deixando o Vaticano mais de uma hora após o início desta reunião, mas a direção do episcopado americano evitou as câmeras. Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (12) pela rede de televisão CNN revelou um declínio na popularidade do papa nos EUA. Só metade dos americanos (48%) o apoia, contra 72% em 2013, 1º ano do seu pontificado.

Mesmo entre os católicos americanos a aprovação também caiu, para 63%, contra 83% um ano e meio atrás, segundo a mesma pesquisa realizada com 1.000 pessoas. A publicação em agosto de um relatório sobre agressões sexuais envolvendo o clero católico na Pensilvânia, somou-se à renúncia em julho do cardeal Theodore McCarrick, acusado de abusos sexuais contra um jovem de 16 anos, que abalou toda a Igreja americana, revelando profundas divisões políticas entre os bispos.

 

 

 

Fonte: DN

Comentar Via Facebook

Comentários