Categorias

Dicas de Economia Doméstica

 

Comece agora

O primeiro passo é justamente este: não deixar para amanhã. Comece com uma avaliação da saúde financeira da sua família.

O importante é perceber a importância da economia doméstica, o quanto você pode economizar e quais objetivos quer alcançar.

 Organize-se

Esta é a chave da economia doméstica. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar.

Muitos pensam que isso custa muito tempo, mas, na verdade, uma hora semanal é o suficiente para colocar tudo em dia. Você vai perceber que a organização será muito valiosa no futuro.

Utilize planilhas

Esta é a melhor ferramenta da organização. Utilize uma planilha ou aplicativo para anotar todos os seus ganhos e gastos. Todos mesmo! Até o cafezinho deve entrar.

Ao organizá-los, você obtém o seu mapeamento financeiro. E então, você saberá exatamente para aonde está indo o seu dinheiro. A partir disso, ficará mais fácil saber por onde começar.

Corte gastos

Verifique todos os seus gastos mensais e os classifique-os por importância. Assim, você saberá que os menos relevantes podem ser eliminados do seu orçamento.

Um dos maiores buracos orçamentários são os gastos supérfluos como TV a cabo, planos de telefonia e serviços de assinatura. Estes são alguns exemplos que podem ser facilmente cortados se necessário.

Pague as suas dívidas

Não há como fazer economia doméstica com dívidas. 

Esse é o primeiro destino do dinheiro economizado. Famílias endividadas não têm boas perspectivas financeiras para o futuro.

Comece conhecendo quais são os pagamentos em atraso. Depois disso, inicie o pagamento por aqueles que têm valores ou juros mais altos.

Dependendo da dívida, você pode pedir para a instituição o parcelamento facilitado ou abatimento do valor no pagamento à vista.

Reserva financeira

Todas as famílias precisam de uma reserva financeira para emergências. Antes de pensar nos grandes objetivos para o seu dinheiro, é necessário separar um valor para o inesperado.

Os especialistas recomendam que esse colchão de liquidez deve ter, no mínimo, o valor equivalente a seis meses das despesas da sua família.

Pesquise

Esta é uma das bases para a economia doméstica. Antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, você deve pesquisar os preços.

Hoje, há muitas ferramentas online que facilitam essa tarefa. Dependendo do produto é fundamental conhecer os preços nas lojas físicas e online. A economia pode chegar a 80%.

Redação JI

Fonte: site Rico

Comentar Via Facebook

Comentários