Ceará: Incêndio atinge área de assentamento na Chapada do Apodi

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros do Ceará atendeu, nesta quarta-feira (9), uma ocorrência de incêndio em vegetação próximo ao Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi, interior do Ceará. O fogo se concentrou em um local usado para limpar o terreno para uso na agricultura ou outros fins, em uma área isolada dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Limoeiro do Norte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo não se alastrou e foi debelado após cerca de 1h30. O incêndio não atingiu o Perímetro Irrigado, importante área para produção de frutas.

Apesar do susto, a área queimada é inferior a 1ha. “A queimada controlada foi feita dentro do aceiro. O pessoal do próprio perímetro que acionou, já que não sabia que era uma queimada controlada. Chegando lá, a gente só fez o combate nos limites do perímetro para evitar propagação, entre o aceiro e o perímetro irrigado”, explica Major Alexandre, Comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão. do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Segundo o militar, o controle do fogo ocorreu sem a presença de focos remanescentes. “Apesar do tamanho das chamas, tinha sido um aceiro controlado na região. Mesmo assim, a gente fez o combate no local para evitar pânico em outras regiões”, pontua, ressaltando que a altura das chamas se deu pela grande densidade da mata seca.

Fonte: G1/CE

Veja Também