Categorias

Governo cearense firma termo de cooperação para fomentar produção de combustível derivado de resíduos

 

Um termo de cooperação técnica entre a Secretaria das Cidades e a Associação Brasileira de Cimento Portland foi firmado com o objetivo de fomentar a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) no Ceará. Os trabalhos têm previsão de conclusão de 24 meses e os primeiros estudos resultantes deste instrumento devem ser disponibilizados em março de 2019. A informação é da assessoria de imprensa da pasta das Cidades.

A cooperação técnica vai definir a estratégia a ser adotada pelos parceiros envolvidos, considerando os âmbitos econômico, social, técnico e ambiental para incentivar a valorização energética dos resíduos antes que estes sejam dispostos em aterros sanitários. Os estudos e projetos serão iniciados especialmente nas áreas onde estão sendo implantados os sistemas integrados de gestão de resíduos sólidos, no caso a Região Metropolitana de Sobral e do Vale do Jaguaribe.

Como consequência, a produção de CDR vai contribuir para a redução da quantidade de gases do efeito estufa, tanto pela diminuição do metano oriundo da decomposição dos resíduos quanto pela substituição de fontes de energia fósseis.

 

Fonte: Eliomar de Lima

Atitude Online

Comentar Via Facebook

Comentários