Categorias

Ministro da Educação diz que pasta terá subsecretaria de ‘iniciativas civico-militares’

O novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou nesta terça-feira (1º) que a pasta terá uma subsecretaria que cuidará de “iniciativas civico-militares”.

Ele anunciou a subscretaria ao ser questionado sobre a ideia de Bolsonaro de ampliar o número de colégios militares. Disse que a equipe do ministério já analisou o custo e que isso não exigirá “tanto” investimento.

“Estamos vendo. Vai haver no Ministério da Educação uma área de cuida disso. Vai haver uma subsecretaria que cuida disso, de iniciativas cívico-militares para colégios municipais que queiram participar”, afirmou.

Segundo o novo ministro, as “crianças gostam” das escolas militares e há modelos nos quais escolas municipais pedem o apoio de colégios miliares, no que ele chama de ações cívico-militares.

“Os modelos que se desenvolveram em alguns lugares partem de colégios estabelecidos que pedem ajuda para a gestão civico-militar”, disse.

“Os colégios militares no Brasil representam um modelo que dá certo, que tem disciplina, que tem bom desempenho nos índices de avaliação. Então, esse modelo de colégios civico-militares é bom”, ressaltou.

Segundo Vélez Rodríguez, esse modelo “traz de benefício disciplina, a possibilidade de as crianças terem de uma orientação de educação para cidadania”.

Para ele, não se trata de militarizar o ensino. “Não se trata de militarização, se trata de racionalização, aquelas escolinhas municipais que queiram participar de projeto”, afirmou.

Fonte: G1

Comentar Via Facebook

Comentários